Zona de solos férteis, de costumes e tradições desde sempre ligados à terra e ao rio, aos touros e aos cavalos, o Ribatejo é berço de uma das regiões agrícolas mais importantes e com maior potencial do país – o Norte do Vale do Tejo.
Um território com condições naturais de excelência, uma paisagem única e uma localização central privilegiada, que se estende pelas longas planícies da Lezíria, alimentadas e inundadas pelas águas do rio Tejo, suas valas e afluentes, que fazem destas, terras com elevados índices de fertilidade.
Paredes meias com o Homem, que desde os tempos imemoriais palmilha e trabalha estes campos, a Natureza do Paul do Boquilobo floresce e renova-se dia após dia, desempenhando um papel essencial na valorização da região, que em 1981 passa a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera.
A Reserva Natural do Paul do Boquilobo foi assim a primeira no país a ser classificada pela UNESCO como Reserva da Biosfera, prova do elevado valor da biodiversidade e conservação do seu ecossistema palustre. Mas também de que o equilíbrio entre o Homem e a Natureza não só é viável, como essencial para o desenvolvimento socioeconómico sustentável da região e suas comunidades rurais.